Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 2 de dezembro de 2017

PAPA FRANCISCO DESPEDE-SE DO BANGLADESH




O Papa Francisco concluiu a 21ª Viagem Apostólica internacional de seu Pontificado despedindo-se do Bangladesh
   
   
Na manhã de hoje, depois da Santa Missa privada, o Papa Francisco fez uma visita privada à “Casa de Madre Teresa”, localizada no bairro Tejgaon, em Daca, no complexo paroquial da Igreja do Santo Rosário, que compreende a antiga Igreja portuguesa e também abriga dois cemitérios cristãos.

Tejgaon é o coração missionário de Bangladesh, onde em 1580 os padres agostinianos portugueses obtiveram do governador imperial, a permissão para construir uma igreja e lojas para os comerciantes portugueses.

O Papa abençoou os túmulos onde repousam muitos missionários e, dentro da Casa das Irmãs de Madre Teresa, abraçou e saudou alguns internados, órfãos e doentes.
A casa, inaugurada em 1976, é a menor entre aquelas que as Missionárias da Caridade administram, em Daca, e a escolhida por Madre Teresa para residir durante sua permanência na cidade.

Aí são acolhidos órfãos e pessoas afectadas por problemas mentais e físicos.





O primeiro compromisso público do Papa Francisco foi o encontro com os sacerdotes, consagrados, seminaristas e noviços de Bangladesh, na Igreja do Santo Rosário de Daca, a quem o Papa deu os seus conselhos para uma boa vida comunitária.

Deixando de lado o discurso preparado, o Papa falou informalmente em espanhol aos consagrados bengaleses como um pai que conhece profundamente os desafios enfrentados nas comunidades cristãs.

«Tinha preparado para vocês um discurso de oito páginas, mas nós estamos aqui para ouvir o Papa e não para nos chatearmos.
Por isto, para não nos chatearmos, entregarei o discurso ao Cardeal que depois fará uma tradução para o bengali, enquanto eu direi algumas palavras que me vêm no coração.
Não sei se será melhor ou pior, porém, estejam certos de que será menos chato.

[...]
O Bangladesh deve ser exemplo de harmonia!
São muitos os inimigos da harmonia, são muitos. Gosto de citar um, que para mim é fundamental.
O inimigo da harmonia em uma comunidade religiosa, em um presbitério, em um episcopado, em um seminário é o espírito de mexerico.
E isto não foi inventado por mim: há dois mil anos disse um tal Tiago em uma de suas Cartas.
A língua irmãos e irmãs.
O que destrói uma comunidade é o falar mal de outra pessoa.

Queridos irmãos e irmãs, quanto vocês tiverem vontade de falar mal de uma pessoa, mordam a língua: o pior que pode acontecer é fazer mal a vocês, mas não fará mal a outro irmão ou irmã.»
[...]

No discurso escrito o Santo Padre referia:

«Como sucessor de Pedro, é meu dever confirmar-vos na fé. Mas gostaria que soubésseis que hoje, através das vossas palavras e da vossa presença, também vós me confirmais na fé e me dais uma grande alegria.

A Comunidade católica no Bangladesh é pequena.
Mas sois como o grão de mostarda que Deus, no tempo devido, fará árvore perfeita (cf. Mt 13, 31-32).
Alegro-me por ver como cresce este grão e por ser testemunha directa da fé profunda que Deus vos deu.
Penso nos missionários dedicados e fiéis que plantaram e cuidaram deste grão de fé durante quase cinco séculos.»

[…]
Nunca desanimeis, porque a paciência do Senhor é para nossa salvação (cf. 2 Ped 3, 15).
Alegrai-vos sempre no Senhor!



Assim como em Mianmar, também no Bangladesh foram os jovens a receber os últimos olhares do Papa Francisco, nas horas finais desta sua 21ª Viagem Apostólica.
Sete mil jovens esperavam pelo Papa.
Não apenas católicos, mas também muitos muçulmanos e de outras religiões.

O local do encontro foi o Notre Dame College, de Daca, fundado pela Congregação da Santa Cruz, em 1949.
Aberto a estudantes de todas as Confissões religiosas, a instituição transferiu-se para o bairro actual, em 1954.


«Os jovens estão sempre prontos para avançar, fazer com que as coisas aconteçam e correr riscos.
Encorajo-vos a avançar com este entusiasmo nas circunstâncias boas e nas más.
Avançar, especialmente nos momentos em que vos sentis oprimidos pelos problemas e pela tristeza e, olhando para fora, parece que Deus não Se faz ver no horizonte.»

Mas ao avançar – foi o seu alerta - “certificai-vos de escolher o caminho certo”. Mas, o que significa isto?, perguntou, respondendo:

«Significa saber viajar na vida, não vagar sem rumo. A nossa não é uma vida sem direcção; tem um objectivo, que nos foi dado por Deus. Ele guia-nos, orientando-nos com a sua graça. É como se tivesse colocado dentro de nós um software, que nos ajuda a discernir o seu programa divino e a responder-lhe livremente. Mas, como qualquer software, também este precisa de ser constantemente actualizado. Mantenham actualizado o vosso programa, prestando ouvidos ao Senhor e aceitando o desafio de fazer a sua vontade.»

A sabedoria de Deus ajuda-nos também a olhar para além de nós mesmos para intuir a bondade do nosso património cultural:

«A vossa cultura ensina-vos a respeitar os idosos.
Como disse antes, os idosos ajudam-nos a apreciar a continuidade das gerações.
Possuem a memória e a sabedoria feita de experiência, que nos ajudam a evitar a repetição dos erros do passado.
Os idosos têm o «carisma de colmar as distâncias», assegurando que os valores mais importantes sejam transmitidos aos filhos e aos netos.
Através das suas palavras, do seu amor, do seu carinho e da sua presença, compreendemos que a história não começou connosco, mas somos parte de um antigo «viajar» e que a realidade é maior do que nós.»

«Falai com os vossos pais e avós não passeis o dia inteiro ao telemóvel, ignorando o mundo ao vosso redor!.»


O Santo Padre foi o último a embarcar no voo da Bangladesh Airlines, que descolou às 17H10 (hora local) com destino ao Aeroporto Fiumicino, em Roma, onde deverá chegar por volta das 22H00 (hora de Lisboa).


Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano; L’Osservatore Romano


Sem comentários:

Enviar um comentário