Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

CORRUPÇÃO ARRUÍNA OS CORAÇÕES




Nesta Quarta-feira o Santo Padre dedicou sua catequese à recente viagem ao Chile e ao Peru
   
   
Na Audiência Geral de hoje, o Papa Francisco brincou com os fiéis na Praça S. Pedro dizendo que a corrupção não existe somente na América Latina (em referência à sua recente viagem ao Chile e Peru), mas também em outros países.

"A corrupção é mais perigosa do que a gripe; arruína os corações!"


No final da Audiência Geral o Papa Francisco fez mais um apelo em favor da paz na República Democrática do Congo – já o tinha feito no passado domingo durante o Ângelus na Praça das Armas em Lima, no Peru.

Nesse mesmo domingo, 21 de Janeiro, pelo menos seis pessoas morreram e quarenta e nove foram feridas na repressão aos protestos contra a permanência no poder do presidente Joseph Kabila.

Segundo a Missão das Nações Unidas no Congo (Monusco), todas as mortes ocorreram na capital, Kinshasa, e em todo o país houve feridos e detidos nas manifestações.

Infelizmente, continuam a chegar notícias preocupantes da República Democrática do Congo.
Portanto, renovo o meu apelo para que todos se empenhem em evitar toda forma de violência.
A Igreja, de sua parte, não quer outra coisa a não ser contribuir para a paz e o bem comum da sociedade.”



Resumo, disponibilizado pela Santa Sé, da catequese do Santo Padre:


Durante a viagem apostólica ao Chile e ao Peru, pude encontrar o Povo de Deus que caminha naquelas terras.

Começando pelo Chile, sob o lema “Dou-vos a minha paz”, animei a sociedade chilena no caminho da democracia, escutando os pobres, jovens, idosos e imigrantes.
E, na primeira celebração eucarística, a Palavra de Deus lembrou-nos que são chamados bem-aventurados aqueles que promovem a paz, algo que exige um testemunho de proximidade e partilha, sobretudo com os marginalizados.
Como testemunho de proximidade, fui encontrar as reclusas da prisão feminina de Santiago.

Já na visita ao Peru, inspirada pelo lema “Unidos pela esperança”, afirmei que a unidade não significa uniformidade, mas o reconhecimento da riqueza das diferenças que herdamos da história e da cultura, como é o caso dos povos da Amazónia peruana que tive a alegria de encontrar, iniciando o caminho para o Sínodo Pan-amazónico do ano de 2019.

Na Missa final em Lima, a palavra de Deus confirmou-nos que a conversão e a fidelidade ao Evangelho são os caminhos para permanecer unidos pela esperança e viver na paz do Senhor.





Fontes: Santa Sé; Noticias do Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário