Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

RECEBER A PALAVRA DE DEUS É UM DIREITO




Prosseguindo o ciclo de catequeses sobre a Celebração Eucarística o Papa Francisco aprofundou em particular o Credo e a Oração Universal
   
   
O Santo Padre recomendou que a Palavra de Deus seja bem lida e explicada durante a missa.

Cada um de nós quando vai à missa tem o direito de receber abundantemente a palavra de Deus lida bem, pronunciada bem e depois bem explicada na homilia.”

Quando a palavra de Deus não é bem lida, não é pregada com fervor pelo diácono, pelo sacerdote ou pelo bispo, não se cumpre um direito dos fiéis.”

A Palavra muda os corações.

Depois da homilia, deve haver uns momentos de silêncio, que permitam sedimentar na alma a semente recebida, gerando propósitos de adesão àquilo que o Espírito sugeriu a cada um.”


Quanto à profissão do Credo, o Papa recordou que «existe um nexo vital entre escuta e fé».

A fé não nasce da imaginação da mente humana mas, como nos diz São Paulo, vem da escuta e a escuta relaciona-se com a palavra de Cristo.
Ou seja, a fé alimenta-se com a escuta da Palavra e conduz ao Sacramento, no caso da missa, a comunhão.


O momento da Oração dos Fiéis, ou Oração Universal, é «o mais indicado para pedir ao Senhor o que é mais importante, tudo o que precisamos e desejamos», com a convicção de que «tudo é possível para aquele que crê».

Preces míopes, auto-referenciais ou ditadas por lógicas mundanas não chegam ao Céu.”

As intenções pelas quais se convida o povo fiel a rezar devem dar voz às necessidades concretas da comunidade eclesial e do mundo, evitando que se recorra a fórmulas convencionais e míopes.”




Resumo da catequese do Santo Padre, Quarta-feira de Cinzas, 14 de Fevereiro de 2018:


Na Liturgia da Palavra, o Senhor fala a todas e cada uma das pessoas que tomam parte na Missa: chama, consola, faz germinar vida nova e reconciliada em cada um dos participantes, segundo a sua idade, condição e situação de vida.
Por isso, depois da homilia, deve haver uns momentos de silêncio, que permitam sedimentar na alma a semente recebida, gerando propósitos de adesão àquilo que o Espírito sugeriu a cada um.

Em seguida, temos a resposta comum da assembleia à Palavra escutada; tal resposta toma a forma da profissão de fé da Igreja, expressa no «Credo».
Há uma ligação vital entre escuta e fé.
Pois a fé não nasce de fantasias da mente humana, mas «surge – como nos diz São Paulo – da pregação, e a pregação surge pela palavra de Cristo».
Ou seja, a fé alimenta-se com a escuta da Palavra e conduz ao Sacramento.
Assim, a recitação do Credo faz com que a assembleia litúrgica volte a meditar e a professar os grandes mistérios da fé, antes da celebração destes na Liturgia Eucarística.

A resposta à Palavra de Deus acolhida com fé expressa-se, depois, na Oração dos Fiéis, também chamada Oração Universal, porque abraça as necessidade da Igreja e do mundo.
Sob a guia do sacerdote que a introduz e conclui, o povo, exercendo o seu sacerdócio baptismal, oferece a Deus preces pela salvação de todos, como quer o Pai do Céu.
Preces míopes, auto-referenciais ou ditadas por lógicas mundanas não chegam ao Céu.
A Oração dos Fiéis, que conclui a Liturgia da Palavra, exorta-nos a assumir o olhar de Deus que cuida de todos os seus filhos.


Fontes: Santa Sé; Noticias do Vaticano; L’Osservatore Romano



Sem comentários:

Enviar um comentário