Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 7 de abril de 2018

INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA PARA O MÊS DE ABRIL



INTENÇÃO DE ORAÇÃO UNIVERSAL:
Por aqueles que têm uma responsabilidade na economia
   
   
Intenção de oração universal:
Para que os responsáveis pelo planeamento e pela gestão da economia tenham a coragem de rejeitar uma economia da exclusão e saibam abrir novos caminhos.


Além do aspecto imediato e prático de fornecer ajuda material a estes nossos irmãos e irmãs, a comunidade internacional está chamada a encontrar respostas políticas, sociais e económicas a longo prazo para problemáticas que superam os confins nacionais e continentais e envolvem a família humana inteira.

A luta contra a pobreza não é só um problema económico mas antes de tudo moral, que apela a uma solidariedade global e ao desenvolvimento de uma abordagem mais equilibrada em relação aos necessitados e às aspirações dos indivíduos e povos em todo o mundo.
À luz desta tarefa comprometedora, a iniciativa da vossa Fundação é particularmente tempestiva.
Inspirando-se no rico património da Doutrina social da Igreja, a presente Conferência explora a partir de diversos pontos de vista as implicações práticas e éticas da actual economia mundial, enquanto, ao mesmo tempo, procura assentar os alicerces para uma cultura económica e dos negócios que seja mais inclusiva e respeitadora da dignidade humana.
Como são João Paulo II repetiu muitas vezes, a actividade económica não pode ser gerida num vazio institucional nem político (cf. Carta encíclica Centesimus annus, 48), mas possui um componente ético essencial; deve também pôr-se sempre ao serviço da pessoa humana e do bem comum.

Uma visão económica exclusivamente orientada para o lucro e o bem-estar material — como a experiência nos mostra quotidianamente — é incapaz de contribuir de modo positivo para uma globalização que favoreça o desenvolvimento integral dos povos no mundo, uma distribuição justa dos recursos, a garantia de trabalho digno e o crescimento da iniciativa privada e das empresas locais.
A economia da exclusão e da iniquidade (cf. Exortação apostólica Evangelii gaudium, 53) produz um número cada vez maior de deserdados e de pessoas descartadas como improdutivas e inúteis.
Os efeitos são percebidos também nas sociedades mais desenvolvidas, nas quais o crescimento em percentagem da pobreza e a decadência social representam uma séria ameaça para as famílias, para a classe média que se retrai e, de modo particular, para os jovens.
Os índices de desemprego juvenil são um escândalo que não só requer que seja enfrentado primeiramente em termos económicos, mas deve ser tratado também, e não menos urgentemente, como doença social, dado que à nossa juventude é roubada a esperança e são desperdiçados os seus grandes recursos de energia, criatividade e intuição.

A minha esperança é que a vossa Conferência possa contribuir para gerar novos modelos de progresso económico orientados mais directamente para o bem comum, a inclusão e o desenvolvimento integral, para o incremento do trabalho e o investimento nos recursos humanos.
O Concílio Vaticano II frisou justamente que, para os cristãos, a actividade económica, financeira e dos negócios não pode ser separada do dever de lutar pelo aperfeiçoamento da ordem temporal em conformidade com os valores do Reino de Deus (cf. Const. past. Gaudium et spes, 72).
Com efeito, a vossa vocação consiste no serviço da dignidade humana e da construção de um mundo de autêntica solidariedade.
Iluminados e inspirados pelo Evangelho, e mediante uma frutuosa cooperação com as Igrejas locais e os seus Pastores, e também com outros crentes e homens e mulheres de boa vontade, possa o vosso trabalho contribuir sempre para o crescimento daquela civilização do amor que abraça a inteira família humana na justiça e na paz.

Sobre todos vós e sobre as vossas famílias invoco a bênção do Senhor e os seus dons de sabedoria, alegria e fortaleza.

DISCURSO AOS PARTICIPANTES NA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL
DA FUNDAÇÃO CENTESIMUS ANNUS PRO PONTIFICE
Papa Francisco
13 de Maio de 2016


ORAÇÃO

Pai bom, criaste este mundo
e o confiaste aos teus filhos
para que pudessem viver dos seus frutos,
através do trabalho das suas mãos e do seu engenho.

A nossa casa comum
é o lugar onde começamos a viver já a felicidade do Céu,
como teus filhos, irmãos e irmãs uns dos outros.

Mas neste mundo geram-se tantas diferenças,
tanta exclusão, e poucos têm o que deveria ser de muitos.

Unidos à Rede Mundial de Oração do Papa,
oferecemos os nossos dias, palavras e acções,
para que os responsáveis da economia
saibam pensar e decidir caminhos
que não deixem ninguém à margem do bem comum.

Pai Nosso...


DESAFIOS PARA O MÊS

  • Procurar informar-me sobre os países onde existe maior desequilíbrio entre ricos e pobres e perceber o que leva a estas situações.
  • Promover, na própria comunidade, ou em casa, experiências de acolhimento e convívio com pessoas vítimas de exclusão por motivos económicos (desemprego, situações de vulnerabilidade, pobreza, etc.)
  • Pessoalmente e comunitariamente, fazer um tempo de oração, tendo presentes aqueles que tomam as grandes decisões a nível mundial, para que se deixem tocar pelo Espírito e encontrar modos de pensar uma economia que seja inclusiva.




O VÍDEO DO PAPA – Responsáveis da economia


Para que os responsáveis pelo planeamento e pela gestão da economia tenham a coragem de rejeitar uma economia da exclusão e saibam abrir novos caminhos.
Papa Francisco - Abril 2018


A economia não pode pretender apenas aumentar a rentabilidade, reduzindo o mercado de trabalho e criando assim novos excluídos.

Deve seguir o caminho dos empresários, políticos, pensadores e agentes sociais que colocam em primeiro lugar a pessoa humana e fazem todo o possível para assegurar que haja oportunidades de trabalho digno.

Vamos juntos levantar a voz para que os responsáveis pelo planeamento e pela gestão da economia tenham a coragem de rejeitar uma economia de exclusão e saibam abrir novos caminhos.”



Fontes: Apostolado da Oração; Rede Mundial de Oração do Papa; L'Osservatore Romano



Sem comentários:

Enviar um comentário